Vereador propõe criação de projeto para Curso de Primeiros Socorros na rede municipal de ensino

Data: 23/03/2018

Projeto de autoria do vereador Marcelo Machado (PP) já está pronto mas para que seja aprovado precisa vir como iniciativa do Poder Executivo.

A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil. De acordo com a ONG Criança Segura, todos os anos mais de 700 crianças perdem a vida dessa forma. Como forma de prevenir esses acidentes, o vereador Marcelo Machado (PP) propôs que o Poder Executivo disponibilize de forma gratuita um curso de capacitação a todos os  funcionários da rede municipal de ensino. " Um simples curso de capacitação pode salvar a vida de muitas crianças, eis que a reação deve se dar em questão de instantes. Muitas vezes não há tempo hábil para um socorro especializado, levando a criança à óbito", afirmou o vereador.

Machado destacou que o projeto para a criação do curso já está pronto e é de sua autoria, porém como ele gera custos ao município, para que seja aprovado, precisa ser de iniciativa do Poder Executivo. “Na Câmara dos Deputados vi que já foi aprovado e será obrigatório as escolas municipais, estaduais e até particulares oferecerem esse curso, falta apenas a sanção do presidente. Isso é importante porque esses acidentes de engasgamento acontecem e os educadores precisam estar preparados, a vida de uma criança ou mesmo de um jovem depende disso. O curso é de grande valia e precisamos sim oferecer isso aqui em Ituporanga”, ressaltou.

O projeto do curso de primeiros socorros na rede municipal de ensino em Ituporanga prevê que as aulas devem ser ministradas aos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino. No prazo de um ano, pelo menos um terço do contingente de servidores deve ter recebido o treinamento. Realizado o curso de capacitação, tanto os funcionários quanto o estabelecimento de ensino no qual esses exerçam suas funções receberão certificado comprovando a capacitação. O curso dever ser ministrado de acordo com o disposto no Manual de Primeiros Socorros da Anvisa. A reciclagem do curso deve ser dar a cada dois anos.

O projeto propõe ainda que é condição para a realização de passeios e excursões fora do ambiente escolar o acompanhamento de, ao menos, um profissional capacitado no curso de primeiros socorros. O Poder Executivo poderá estabelecer convênio com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e demais instituições a fim de capacitar os profissionais dos estabelecimentos de ensino. Os alunos receberão aulas de primeiros socorros na forma de atividades educativas e palestras, inclusive atividades extracurriculares. Segundo Machado o curso deve ser dado fora do horário de trabalho dos professores.

“Precisamos nos capacitar o quanto antes. Temos vários exemplos, aqui mesmo no Estado, onde a demora na chegada da ajuda médica custou a vida da criança, porque os educadores não tinham conhecimento em primeiros socorros. Não podemos deixar que isso aconteça aqui”, finalizou.