Vereador sugere implantação de programa para beneficiar agricultores

Data: 06/03/2018

Vereador sugere implantação de programa para beneficiar agricultores

Segundo o vereador Édinho (MDB), o programa que já existe no município de Vera Cruz/RS, poderia ser desenvolvido em Ituporanga e traria consequências positivas para agricultores e meio ambiente.

O vereador, Édio Daniel Fernandes, o Édinho (MDB), apresentou na sessão da última segunda-feira (05) indicação sugerindo que a administração municipal estude a viabilidade de implantar o programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) a exemplo do que já acontece no município de Vera Cruz/RS. Édinho explicou que o programa consiste em beneficiar agricultores que façam a preservação das águas e nascentes em suas propriedades, diminuindo a poluição por venenos e agrotóxicos, isentando os mesmos de taxas de água e de outros impostos municipais.

O vereador disse que esteve pessoalmente no município de Vera Cruz conhecendo o programa. Lá a AFUBRA, juntamente com outras empresas  e organizações não governamentais, desenvolvem o projeto desde 2011. "O agricultor recebe um valor financeiro por ano para preservar as nascentes e recuperar áreas degradadas. O programa trás várias consequências positivas para o município, como a recuperação ambiental, oferece um novo rendimento aos agricultores e melhora significativamente a quantidade e a qualidade da água que é captada para o abastecimento da população", afirmou.

Segundo o vereador em apenas cinco anos após a implantação do PSA os gastos com tratamento de água diminuíram em 60% gerando uma grande economia.

Edinho concluiu solicitando o apoio do presidente da câmara, Jaime Roberto Sens (PSDB), bem como do líder da bancada do PP e do prefeito na Casa, para que ajudem na implementação da ideia, lembrando que existem várias formas de captação de recursos e diversas empresas multinacionais que poderiam auxiliar na manutenção do projeto.

Câmara de Vereadores de Ituporanga