Vereador sugere criação de Programa de controle permanente ao borrachudo

Data: 19/02/2018

Vereador sugere criação de Programa de controle permanente ao borrachudo

A indicação de autoria do vereador Leandro Heinzen (PSB) solicita estudos para início de combate de forma continuada ao inseto no município.

O borrachudo tem sido um problema para muitos municípios em Santa Catarina. Em Ituporanga a história não é diferente, mas, uma parceria entre o poder público municipal, com outros órgãos e a comunidade, poderia contribuir para a realização de ações no combate a este inseto. A sugestão partiu de indicação apresentada pelo vereador Leandro Heinzen (PSB). “As consequências da proliferação do borrachudo todos nós sabemos que é o desmatamento desenfreado de matas ciliares, além de entulhos nos córregos, rejeitos industriais, dejetos humanos e de animais. Estas ações geram um desequilíbrio no ecossistema, reduzindo a quantidade de predadores naturais desse inseto”, explicou.

O vereador orientou que a administração municipal realize um estudo para criar uma comissão de ações permanentes contra essa, que já pode ser considerada uma verdadeira praga no município. “Uma das ações mais significativas poderia ser a limpeza dos córregos. Esta limpeza diminuiria significativamente o número de borrachudos, mas, essa ação precisar ser continuada, contando com a participação da comunidade, do setor público, Epagri e Associações, entre outros", finalizou.

Câmara de Vereadores de Ituporanga