Vereador pede atenção para o combate ao borrachudo em Ituporanga

Data: 07/02/2018

Vereador pede atenção para o combate ao borrachudo em Ituporanga

A indicação que foi apresentada pelo vereador Almir Schaffer "Titi" (PMDB) mostra preocupação a essa causa, que já é considerada uma praga no município.

O verão desse ano é o pior já registrado em relação ao borrachudo, agricultores vem sofrendo muito com a presença do mosquito no interior. Segundo o vereador Almir Schaffer “Titi” (PMDB) autor da indicação, está impossível conviver com esse problema que vem aumentando constantemente. “É horrível ter que trabalhar com a presença desses mosquitos. Esse ano mesmo aumentou e muito a incidência de borrachudos no interior. Os agricultores estão reclamando bastante e pedindo providências”, destacou.

Titi alertou ainda que é preciso com urgência se usar o inseticida para combater as larvas do inseto. “Em outros anos era disponibilizado o BTU, o que ajudou na diminuição dessa praga. Mas como no ano passado não foi feito nenhum tipo de combate voltou a aumentar. Então eu peço ao executivo e a Secretaria de Agricultura que faça algo urgente, os agricultores não aguentam mais”, afirmou.

O vereador Claudinei Eyng “Beleco” (PMDB) destacou que isso é problema inclusive que preciso ser visto com a Secretaria de Saúde do município. “Isso entra dentro do controle de endemias. Secretaria de Saúde e vigilância sanitária talvez poderiam auxiliar nesse trabalho de combate ao mosquito. Sabemos que vem recurso pra isso então porque não ajudar o agricultor?, argumentou.

O presidente da Casa Jaime Sens (PSDB) ressaltou que licitação para aquisição do inseticida está nos trâmites finais. “Já conversei com o Secretário de Agricultura e será providenciada a compra do BTU e assim que tivermos ele disponível começaremos a entregar aos agricultores. Acredito que até semana que vem tudo esteja resolvido”, finalizou.

Câmara de Vereadores de Ituporanga
Assessoria de Comunicação
Erlon Carlos