Vereador solicita esclarecimentos sobre recolhimento de lixo e renovação de contrato com empresa

Data: 30/11/2017

Marcelo Machado (PP) citou durante a sessão de segunda-feira (27) que em alguns pontos da cidade o recolhimento do lixo é deficitário

A indicação de autoria do vereador Marcelo Machado (PP) pede que o Secretário de Urbanismo de Ituporanga, o responsável pela empresa Say Muller Serviços LTDA, que vem executando a coleta do lixo na cidade, e também o procurador do município, sejam convidados a comparecer a câmara na sala das comissões para prestar alguns esclarecimentos a cerca do recolhimento de lixo que tem se mostrando em alguns pontos deficitário e sobre a última renovação do contrato de emergência que foi firmado entre o município e essa empresa.“Somos vereadores de situação, mas nem por isso estamos cegos, surdos ou mudos vendo os problemas acontecerem. A oposição muito vigilante vai nas redes sociais, é um direito reclamar, criticar e cobrar. O povo precisa de explicações e respostas, por isso o meu pedido que eles compareçam na Câmara e esclareçam as nossas dúvidas”, explicou.

Machado citou que além do recolhimento do lixo ser deficitário, nos últimos dias a questão da renovação do contrato também gerou questionamentos. “Nós estamos vendo que em alguns dias da semana o lixo orgânico não está sendo recolhido. Precisamos de explicações, e não é só para a oposição não, é para todo mundo. Queremos também saber quanto a renovação do contrato com a empresa, de novo como dispensa de licitação”.

Segundo o vereador ainda tinha uma licitação marcada para o dia 20 de outubro e houve o pedido de cancelamento judicialmente. “O edital quando é publicado se tem 30 dias para ser discutido, e no meio do edital houve uma alteração a pedido de algumas empresas, e os 30 dias não foram respeitados. O juiz da comarca de Ituporanga então pediu o cancelamento. Acredito que se a licitação não tivesse sido cancelada, hoje teríamos um recolhimento de lixo com qualidade e com preços bem melhores para a administração”, explicou.

O contrato renovado com a empresa tem validade de seis meses ao valor de R$ 879 mil. Segundo o vereador Marcelo Machado a nova licitação está marcada para o dia 20 de dezembro. “O edital de contratação tem mais de 100 folhas, muitas exigências. A maioria dos municípios do Alto Vale já terceirizaram o recolhimento do lixo e todos levaram até um ano para regularizar 100% o serviço. A opção de terceirizar é da administração, mas precisamos de respostas e esclarecimentos de renovação antes da licitação”, finalizou.

Câmara de Vereadores de Ituporanga